top of page
Foto do escritorEvo Hydrogen

Tupy projeta motor a hidrogênio para veículos pesados para 2030

Tupy, empresa proprietária da MWM, revela projeto inovador de motor a hidrogênio para veículos pesados, com previsão de lançamento comercial em 2030. 


motor a hidrogênio da tupy

A Tupy, proprietária da MWM desde 2022, avança na oferta de soluções mais sustentáveis para o transporte, ao apresentar um projeto inovador de motor a hidrogênio para veículos pesados. Desenvolvido em parceria com a West Port e a AVL, o motor utiliza o método de combustão difusa, com sistema de injeção direta de alta pressão (HPDI), semelhante ao ciclo Diesel, e requer 3% de combustíveis limpos para a injeção.

O projeto priorizou a durabilidade, buscando assegurar uma vida útil equivalente à dos motores a diesel, com estimativa de rodagem de até 1,5 milhão de km sem retífica. Em testes em dinamômetro, o sistema demonstrou potências entre 350 kW e 395 kW (475 cv a 537 cv), o que levou à apresentação da solução em evento na Alemanha. No entanto, a estreia comercial está prevista apenas para 2030.

A autonomia dos caminhões com o sistema a hidrogênio dependerá do número de tanques e do estado de armazenamento do combustível. Com hidrogênio líquido, a autonomia pode chegar a 1.400 km, enquanto com hidrogênio gasoso, a expectativa é de até 900 km entre os reabastecimentos.

Além disso, até 2025, a MAN planeja lançar o motor MAN H45, que utiliza hidrogênio no sistema ciclo Otto, com faísca gerada para a explosão. Com potência superior a 400 cv, o MAN H45 também promete zero emissões de poluentes e pode ser utilizado em veículos de longa distância. A Tupy contribui para o projeto fornecendo o cabeçote.



Comments


bottom of page